Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Faleceu António Feio


António Feio, faleceu ontem, no hospital vítima de um cancro no pâncreas, que lhe foi vencendo o corpo, mas nunca o espírito nem a força de vencer!
Lutou com toda a serenidade nos momentos maus da sua vida. Queríamos todos ser como ele, mas (in)felizmente a coragem que este homem demonstrou não está destinada a qualquer ser. E só nos lembramos destes momentos, de coisas tão boas nas alturas más, e cheios de nostalgia no coração.
Foi um dos atores mais acarinhado pelo público português e trabalhou quase até ao fim dos seus dias, defendendo que o amor salva vidas, mas o humor também.
Sempre encarou a doença em tom de brincadeira, como humorista que era, e pediu para ser relativizado o seu estado de saúde! "Estou aqui para dar cabo do bicho" era assim que o ator falava da sua doença. Nunca se recusou a falar do cancro de que era vítima, e fazia-o frequentemente na sua página pessoal no Facebook. Infelizmente não conseguiu e o "bicho" venceu-o a ele... Mas só fisicamente, querido António, estará para sempre nos nossos corações. O seu testemunho de alegria e força de viver acredito que deu esperança a muita gente. Perdeu-se um grande ator, mas nunca esqueceremos a simplicidade e humildade que transmitia nas suas palavras.
Deu-nos um testemunho inigualável do que é lutar com um sorriso mesmo quando as previsões não eram as melhores, da sensibilidade com que nos tentou ensinar a rir de nós próprios. teria tido um imenso orgulho de ter conhecido o António, de ter convivido umas horas apenas com ele, de ter ouvido uma mensagem, as suas palavras autenticamente sábias...
Precisamos aprender a relativizar os nossos problemas, as coisas tão infinitamente medíocres que nos devoram momentos importantes na nossa vida! Que nos bloqueiam para as coisas boas que se passam à nossa volta e mesmo connosco.
Que esta perda nos faça parar para pensar no quão fugaz é o tempo, que hoje estamos cá, às vezes com tanto ódio no coração, deixamos coisas por fazer, por dizer, e mesmo por viver... Mas o amanhã é uma dúvida. O amanhã pode não chegar a existir e, podemos não ter a oportunidade de dizer "desculpa", "gosto de ti"!
"Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros, apreciem cada momento... Agradeçam e não deixem nada por dizer, nada por fazer."


Sem comentários:

Enviar um comentário