Começa já na próxima segunda-feira, dia 29, o prazo de candidatura ao Programa de Estágios Profissionais na Administração Central (PEPAC) , que decorre até 9 de Abril.
São 5000 vagas para preencher por jovens licenciados que não passem o limite dos 35 anos de idade.
Segundo um comunicado do Ministério das Finanças e da Administração Pública, com este programa “o Governo cria uma nova oportunidade para três tipos de situações: jovens à procura de primeiro emprego, jovens licenciados em situação de desemprego e jovens que, embora se encontrem empregados, exerçam uma ocupação profissional não correspondente à sua área de formação e nível de qualificação”.
Desde a candidatura até ao primeiro dia de estágio, demora cerca de quatro meses.
De 12 a 16 de Abril serão validadas as candidaturas e no dia 19 serão publicados os candidatos admitidos. A lista com a classificação dos candidatos é publicada dia 22 desse mês.
A selecção dos estagiários será feita de 26 de Abril até 25 de Maio. Durante esse mês, os serviços notificarão os candidatos e apresentar-lhe-ão uma proposta, a qual o candidato pode aceitar ou recusar.
A lista final dos estagiários seleccionados será divulgada no dia 26 de Maio. E até 11 de Junho terá de ser feita a comprovação documental dos requisitos da candidatura. O culminar de todo o processo será a assinatura do contrato de estágio, feita entre 14 e 30 de Junho. O estágio começará no dia 1 de Julho.
“Assim, a partir de 1 de Julho e ao longo de um ano, os jovens seleccionados terão oportunidade de, em contacto com as regras, boas práticas e sentido de serviço público, valorizarem as suas qualificações e competências, mediante o desenvolvimento de experiências formativas e profissionais, nas mais diversas áreas de formação e educação” refere ainda o comunicado.
Este programa, aprovado em decreto-lei, pelo Conselho de Ministros, em Novembro de 2009, vai custar ao Estado 55 milhões de euros por ano.
Há ainda estágios em Arquitectura e Urbanismo, Biblioteconomia, Arquivo e Documentação, Ciências da Educação, Ciências Dentárias, Construção e Engenharia Civil, Jornalismo e Reportagem, Marketing e Publicidade, Metalurgia e Metalomecânica, Audiovisuais e Produção dos Media, Belas-Artes, Biologia e Bioquímica, Ciência Política e Cidadania, Ciências Farmacêuticas, Ciências Veterinárias, Design, Desporto, Electricidade e Energia, Electrónica e Automoção, Enfermagem, Enquadramento na Organização/Empresa, Estatística, Finanças, Banca e Seguros, Física, História e Arqueologia, Hotelaria e Restauração, Indústrias Alimentares, Línguas e Literatura Materna, Línguas e Literaturas Estrangeiras, Produção Agrícola e Animal, Protecção de Pessoas e Bens, Química, Secretariado e Trabalho Administrativo, Segurança e Higiene no Trabalho, Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Serviços de Saúde Pública, Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica e Turismo e Lazer.
Fonte: agenciafinanceira.iol.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário