Páginas

terça-feira, 9 de março de 2010

Crónica: Haja justiça!

Há quem diga que a justiça tarda mas não falha!!
Às vezes falha de tanto tardar e, outras vezes, chega mesmo sem falhar, isto se chega a chegar!
Já me habituei a ver nas notícias que a justiça nos surpreende em todos os sentidos. No bom e no mau sentido, ultimamente surpreende por se antecipar ao próprio acto de injustiça. Felizmente, a história, também nos pregas partidas boas!
Primeiro foi o assaltante que, ao tentar roubar um estabelecimento comercial, por um buraco, ficou lá preso. Tanto se esforçou por sair que até lhe caíram as calças... E ainda há quem diga que quem rouba não quer trabalhar, ora aqui está a prova que também há quem trabalhe porque quer roubar! Depois o assaltante "Pai Natal" que tentou entrar num bar, achou mais fácil entrar pela chaminé, ficou lá pendurado, não passava no estreito canal... Estas duas histórias são dignas de um guião de um filme de comédia!
Andarão todos a tirar o curso na mesma escola de ladrões? Se sim, não foram às aulas práticas!!
Aqui a justiça, se é que assim se pode chamar, actuou antecipadamente, se bem que, no 1º caso, ainda se conseguiu por do lado inverso, uma vez que em vez de ser o comerciante a pôr o assaltante a contas com a justiça, foi o ladrão quem pôs o homem em tribunal. Será este o rumo que as coisas estão a tomar??
As peripécias da justiça ao longo dos tempos têm sido muitas...
Haverá alguma coisa nova a dizer acerca das causas e das formas da rotura entre a justiça e os cidadãos?
Já quase todos os aspectos, positivos, mas mais negativos é certo, foram passados a pente fino. Como poderia alguém como eu acrescentar algum contributo válido nesta matéria? Nem sei se a tentativa valerá a pena, só sei que eu não me atrevo, porque, o que é certo é que, este assunto dava pano, não só para as mangas, mas para a camisola completa! E com adereços!!






2 comentários: