Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS PARA LICENCIADOS

Começa já na próxima segunda-feira, dia 29, o prazo de candidatura ao Programa de Estágios Profissionais na Administração Central (PEPAC) , que decorre até 9 de Abril.

São 5000 vagas para preencher por jovens licenciados que não passem o limite dos 35 anos de idade.

Segundo um comunicado do Ministério das Finanças e da Administração Pública, com este programa “o Governo cria uma nova oportunidade para três tipos de situações: jovens à procura de primeiro emprego, jovens licenciados em situação de desemprego e jovens que, embora se encontrem empregados, exerçam uma ocupação profissional não correspondente à sua área de formação e nível de qualificação”.

Desde a candidatura até ao primeiro dia de estágio, demora cerca de quatro meses.

De 12 a 16 de Abril serão validadas as candidaturas e no dia 19 serão publicados os candidatos admitidos. A lista com a classificação dos candidatos é publicada dia 22 desse mês.

A selecção dos estagiários será feita de 26 de Abril até 25 de Maio. Durante esse mês, os serviços notificarão os candidatos e apresentar-lhe-ão uma proposta, a qual o candidato pode aceitar ou recusar.

A lista final dos estagiários seleccionados será divulgada no dia 26 de Maio. E até 11 de Junho terá de ser feita a comprovação documental dos requisitos da candidatura. O culminar de todo o processo será a assinatura do contrato de estágio, feita entre 14 e 30 de Junho. O estágio começará no dia 1 de Julho.

“Assim, a partir de 1 de Julho e ao longo de um ano, os jovens seleccionados terão oportunidade de, em contacto com as regras, boas práticas e sentido de serviço público, valorizarem as suas qualificações e competências, mediante o desenvolvimento de experiências formativas e profissionais, nas mais diversas áreas de formação e educação” refere ainda o comunicado.

Este programa, aprovado em decreto-lei, pelo Conselho de Ministros, em Novembro de 2009, vai custar ao Estado 55 milhões de euros por ano.

O maior número de vagas vai para Direito (1300), Gestão e Administração (592), Economia (414), Ciências Informáticas (365), Psicologia (312), Terapia e Reabilitação (274), Tecnologia de Protecção do Ambiente (184), Trabalho Social e Orientação (176), Contabilidade e Fiscalidade (142) e Sociologia e Outros Estudos (105).

Há ainda estágios em Arquitectura e Urbanismo, Biblioteconomia, Arquivo e Documentação, Ciências da Educação, Ciências Dentárias, Construção e Engenharia Civil, Jornalismo e Reportagem, Marketing e Publicidade, Metalurgia e Metalomecânica, Audiovisuais e Produção dos Media, Belas-Artes, Biologia e Bioquímica, Ciência Política e Cidadania, Ciências Farmacêuticas, Ciências Veterinárias, Design, Desporto, Electricidade e Energia, Electrónica e Automoção, Enfermagem, Enquadramento na Organização/Empresa, Estatística, Finanças, Banca e Seguros, Física, História e Arqueologia, Hotelaria e Restauração, Indústrias Alimentares, Línguas e Literatura Materna, Línguas e Literaturas Estrangeiras, Produção Agrícola e Animal, Protecção de Pessoas e Bens, Química, Secretariado e Trabalho Administrativo, Segurança e Higiene no Trabalho, Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Serviços de Saúde Pública, Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica e Turismo e Lazer.

Fonte: agenciafinanceira.iol.pt

sexta-feira, 12 de março de 2010

"Comentários"?

Não é a primeira vez que assisto a esta situação, mas hoje deu-me para a crítica!!
Haverá alguém que, ao ler uma notícia on line, ainda não se deparou na parte dos "comentários" com algumas frases que nos deixam perplexos a pensar, "mas isto não é um espaço para comentarmos as notícias em causa!?"
Para alguns indivíduos, que na maior parte dos casos se escondem atrás de nomes falsos, é mais um espaço para dizerem barbaridades, falarem mal de quem escreveu a notícia, da forma como foi escrita, e às vezes cenas bem piores do que o simples facto de criticar o jornalista (ou quem escreveu), pois as criticas devem ser bem aceites!
Na minha opinião, nos sites noticiosos, os comentários deviam ser filtrados e seleccionados!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Revolta-me

Não consigo ficar indiferente ao que aconteceu ontem em Amarante, mais um acidente nas obras.. E garantiram que a segurança era máxima, pois, imagino se não fosse!!
Desgraçados dos trabalhadores das obras que, fazem um trabalho árduo, trabalham ao sol e à chuva, esteja vento ou gelo, eles saem de casa e sabem o que os espera!! Enriquecem os empreiteiros que nem o mínimo lhes dão, são mal pagos, correm riscos, e nem a segurança lhes é garantida! Todos os dias se magoam, caem abaixo de andaimes, caem estradas, pontes...Ficam paraplégicos, morrem mesmo e deixam as famílias na miséria, muitas vezes são o "ganha-pão" lá de casa!!
Não me lembro de ter ouvido falar sequer de manifestações de "trolhas" a pedir melhores salários, coitados, tem poucas habilitações e muitos são manipulados pelos patrões quanto querem!!
Os senhores que andam por aí a manifestarem-se, a fazerem a crise do nosso país aumentar pelo prejuízo que dão ao Estado (que somos nós), que de manhã se levantam a horas decentes, vão de carrinho para o trabalho, chegam vão tomar o seu cafezinho, e têm o ar condicionado ligado, pouco ou nada fazem a não ser serem extremamente mal educados, responderem aos cidadãos com sete pedras na mão (para não dizer mais), e querem melhores salários?? melhores condições de trabalho!!!!!!
Enfim... Acho que vou ficar por aqui!!

P.S. Não usei o termo "trolha" em tom injurioso, sou filha de um!! E tenho um imenso orgulho nisso!!

Até breve...

PRINCIPAIS CONCORRENTES DA CNN: REDES SOCIAIS


John Klain, Presidente da rede de televisão norte-americana CNN, declarou que não tem medo da concorrência dos outros canais noticiosos, mas teme as redes como o Facebook e o Twitter.

“A competição de que tenho medo é mesmo das redes sociais” afirmou Klein, e considera que estas “são uma alternativa que ameaça a empresa de conseguir aumentar o seu público.

Segundo o presidente da estação televisiva, as redes socias afastam as audiências da televisão. As pessoas habituaram-se a ter informações em tempo real através das Redes Sociais através de amigos e seguidores dos mesmos sites, a televisão já não tem o mesmo impacto que tinha anteriormente.

quarta-feira, 10 de março de 2010

terça-feira, 9 de março de 2010

Crónica: Haja justiça!

Há quem diga que a justiça tarda mas não falha!!
Às vezes falha de tanto tardar e, outras vezes, chega mesmo sem falhar, isto se chega a chegar!
Já me habituei a ver nas notícias que a justiça nos surpreende em todos os sentidos. No bom e no mau sentido, ultimamente surpreende por se antecipar ao próprio acto de injustiça. Felizmente, a história, também nos pregas partidas boas!
Primeiro foi o assaltante que, ao tentar roubar um estabelecimento comercial, por um buraco, ficou lá preso. Tanto se esforçou por sair que até lhe caíram as calças... E ainda há quem diga que quem rouba não quer trabalhar, ora aqui está a prova que também há quem trabalhe porque quer roubar! Depois o assaltante "Pai Natal" que tentou entrar num bar, achou mais fácil entrar pela chaminé, ficou lá pendurado, não passava no estreito canal... Estas duas histórias são dignas de um guião de um filme de comédia!
Andarão todos a tirar o curso na mesma escola de ladrões? Se sim, não foram às aulas práticas!!
Aqui a justiça, se é que assim se pode chamar, actuou antecipadamente, se bem que, no 1º caso, ainda se conseguiu por do lado inverso, uma vez que em vez de ser o comerciante a pôr o assaltante a contas com a justiça, foi o ladrão quem pôs o homem em tribunal. Será este o rumo que as coisas estão a tomar??
As peripécias da justiça ao longo dos tempos têm sido muitas...
Haverá alguma coisa nova a dizer acerca das causas e das formas da rotura entre a justiça e os cidadãos?
Já quase todos os aspectos, positivos, mas mais negativos é certo, foram passados a pente fino. Como poderia alguém como eu acrescentar algum contributo válido nesta matéria? Nem sei se a tentativa valerá a pena, só sei que eu não me atrevo, porque, o que é certo é que, este assunto dava pano, não só para as mangas, mas para a camisola completa! E com adereços!!






segunda-feira, 8 de março de 2010

Uma boa estratégia de marketing

MISSÃO DIVULGADA NO FACEBOOK


O exército Israelita foi obrigado a cancelar uma missão secreta, após um soldado ter revelado no site de relacionamentos, Facebook, pormenores desta operação, incluindo a data e local, onde iria ocorrer.

A frase ”na quarta-feira vamos limpar a aldeia de Katana (…) e espero estar de volta a casa na quinta-feira”, fez com que a missão, que tinha como objectivo entrar na Cijosdânia e deter militantes alegadamente considerados perigosos, fosse anulada.

Denunciado por colegas, que viram a actualização na rede social e reportaram a situação para as autoridades, o soldado foi preso e será expulso da unidade.


domingo, 7 de março de 2010

Conferência

“Para a História do Jornalismo Lisboeta do Século XIX: A Semana de Lisboa (1893-95)” é o título da conferência a realizar dia 11 de Março, pelas 18h, na Sala dos Espelhos na Hemeroteca de Lisboa.

terça-feira, 2 de março de 2010

OPTIMUS RECRUTA NO FACEBOOK


A operadora de telecomunicações Optimus iniciou ontem, dia 1 de Março, um processo de recrutamento oficial de colaboradores exclusivo no Facebook. Esta operação de selecção numa rede social, ao contrário do que já acontece em outros paises, é “inovadora e pioneira” em Portugal.
Decorrerá durante todo o mês, e o candidato escolhido será anunciado na página da Optimus, não havendo ainda um dia definido para o anúncio.
Direccionado para licenciados em Gestão, Economia ou Engenharia, um dos requisitos iniciais para a candidatura é que os interessados têm que ser fãs da página da Optimus no Facebook.
Ao aceder a esta página, existe um link, para outra onde se encontra a oferta de emprego com detalhes. Os candidatos devem fazer o upload do seu CV e carrega-lo nessa página, que tem uma capacidade ilimitada para recepção de candidaturas.