Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Europeu sem carros

Questionados na rua poucos são os que sabem que dia é hoje.
Feita a pergunta "Dia Europeu sem Carros diz-lhe alguma coisa?" a resposta pouco varia de pessoa para pessoa "Sim, já ouvi falar. Mas não sei quando é.."
"É hoje", respondo. "Hoje? não sabia!"

É desta forma que o Dia Europeu sem carros é vivido pela grande parte da população portuguesa. Uma década depois do seu início, esta iniciativa tem cada vez menos visibilidade e menos impacto nos portugueses.

Um dos objectivos principais deste dia é tentar recuperar alguma qualidade ambiental das cidades. No entanto, e ao contrário de edições anteriores, as cidades de Lisboa e Porto, hoje não fecham ruas ao trânsito.
Termina hoje a Semana Europeia da Mobilidade. Num dia em que é suposto o carro ficar na garagem, são várias as efemérides realizadas de Norte a Sul do país com vista a não deixar este dia cair no esquecimento. Cerca de 66 cidades e vilas aderiram a este projecto (dados JN).
Muitas das cidades portuguesas fizeram questão de dar outro sentido a esta semana e inauguraram os primeiros pontos de carregamento públicos da Rede Piloto MOBI.E.




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mudar

Mudar de cidade, de emprego, de amigos, de casa.
Aprender caminhos, estradas, moradas.
Procurar... Perder-me e encontrar-me..
Tantos mais verbos, adjectivos, nomes, pronomes, frases, metáforas, comparações, etc, que descreveriam o momento em que mudamos tudo na nossa vida, e decidimos tentar a nossa sorte noutra cidade, quantas vezes maior.
Pessoas estranhas, caras desconhecidas, cheiros não indentificáveis... Barulhos confusos...
Ruas, lojas, restaurantes, esquinas impessoais.
Caminhos parecidos que não levam ao mesmo lugar. Outros não levam a lugar nenhum.
Caras sérias, posturas frias e, raramente, leves sorrisos, pautam cada viagem no metro.
Ninguém se conhece. Não conheço ninguém, ninguém me conhece. Procuro na rua um rosto conhecido, alguém a quem possa esboçar um sorriso e um bom dia, ouvir do outro lado "como estás?"
Parar um bocadinho a conversar...
Passos apressados trilham a saída de cada transporte público. Os passos voam de quem tem que chegar ao trabalho ou a outro destino atempadamente e parece que as horas lhes fogem.
Ninguém se preocupa com ninguém, a vida parece passar ao lado de todos os seres humanos.
A vida... A vida está em nós e não compreendemos o seu significado tantas vezes... Causas e efeitos da "tal" vida que tanto desejamos.
Olho em volta e raros são aqueles que andam com o passo ao compasso do tempo, devagar, aqueles que o relógio não dita as suas rotinas... Aquela calma a que nos habituamos a viver e a sentir...
Enfim... Vida nova!