Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Com Fafe ninguém Fanfe

Para todos os que já ouviram falar da justiça de Fafe e a frase "Com Fafe ninguém fanfe" mas desconhecem a sua origem, aqui fica uma ideia...
Uma "visita" pela história de um dos monumentos mais emblemáticos da cidade.
Ver fotoreportagem aqui.


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Rio Corgo - Vila Real

HORÁCIO ROQUE VITIMA DE AVC




Horácio Roque, presidente executivo do grupo Banif, faleceu hoje, no Hospital S. José, em Lisboa, onde se encontrava nos cuidados intensivos desde inícios de Março, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Aos 66 anos de idades, Horácio Roque, era o accionista maioritário do Banif, grupo que fundou no ano de 1980 com outros empresários, depois de ter regressado de África do Sul.
Um homem de sucesso, nasceu em 1974 numa pequena aldeia de Castelo Branco, e aos 14 imigrou para Angola onde se envolveu em negócios diversos.
Destaca-se em toda a Europa devido à sua participação em diferentes negócios.
Ao longo da sua vida recebeu várias condecorações, entre as quais,recebeu das mãos de Mário Soares, na altura Presidente da República, em 1988, a comenda da ordem do infante D. Henrique.
A Presidência do Conselho de Administração do Banif está a ser assegurada por Joaquim Marques dos Santos.




terça-feira, 18 de maio de 2010

Momentos que transformaram o jornalismo 2000 a 2009

Porque é que quando ligo o Facebook perco logo, no mínimo, meia hora lá.?!
Porque vejo sempre algum artigo que me agrada e vou ve-lo...
Hoje fica aqui o destaque deste, "200 moments that transformed journalism, 2000-2009"
Ver aqui endereço.

Casamento Homossexual: Sim aceito

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, promulgou ontem a aprovação do casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. Cavaco Silva, no entanto, deixou implícito na mensagem que não usou o direito de veto pois "tudo indica que as forças políticas que o aprovaram, voltariam a aprova-lo".
Portugal é assim, o oitavo país do mundo a aprovar esta lei, e o sexto país da Europa.
Vinte anos depois da Organização Mundial de Saúde ter retirado a Homossexualidade da lista de doenças de foro mental, esta opção sexual continua a ser condenada severamente em muitas nações, chegando mesmo a ser considerada crime.
A declaração feita por Cavaco Silva, teve para muitas pessoas um "significado especial", visto que aconteceu no Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, comemorado este ano pelo sexto ano consecutivo. Durante todo o dia e em vários pontos do país, aconteceram muitas manifestações que defendem que a Homofobia deve ser considerada crime, assim como o Racismo e a Xenofobia.
A nova lei é explicita no que toca à adopção, os casais homossexuais não tem direito a adoptar nenhuma criança.


DIGRESSÃO DOS DEOLINDA PASSA EM TRÁS-OS-MONTES

O Teatro Municipal de Vila Real, prepara-se para receber amanhã, dia 19, o grupo português Deolinda. O quarteto que lidera os tops nacionais, com o seu recente álbum, "Dois Selos e um Carimbo", que já é disco de ouro.
Depois do sucesso de canções como "Fado Toninho", "Canção ao Lado", a banda está a fazer uma tournée de auditórios, pelo país, para apresentar este que é o seu segundo disco, com temas como "Quando jantas em restaurantes", "Entre Alvalade e as Portas de Benfica", que culminará dia 8 de Junho do CCB, em Lisboa.
Este grupo, formado em Lisboa, é constituído pelos irmãos Pedro da Silva Martins e Luís Martins, a prima Ana Bacalhau (vocalista) e o amigo José Pedro Leitão.
Estrearam-se em 2008 com a "Canção ao Lado" e, desde então, contam mais de duas centenas de concertos em Portugal e no estrangeiro.
Amanhã será a vez da cidade transmontana receber esta banda sensação, pelas 22h, no Grande Auditório do Teatro Municipal.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia da Internet



Hoje, dia 17 de Maio, é assinalado o Dia da Internet.
A rede que revolucionou o mundo e a forma como nos relacionamos uns com os outros.
Uma das ferramentas mais usadas no mundo por empresas, escolas, universidades, etc.
Esta efeméride será celebrada por todo o mundo com diversas iniciativas.




quarta-feira, 5 de maio de 2010

Em prol dos trabalhadores

No dia 1 de Maio, comemora-se o Dia do Trabalhador.
Dezenas de manifestantes concentraram-se na Avenida dos Aliados, no Porto. O PEC foi alvo de uma forte contestação por parte da CGTP (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses).
Apesar do calor que se fez sentir naquele sábado, foram muitos os trabalhadores que aderiram a esta causa e marcharam pelas ruas da cidade manifestando o seu desagrado contra algumas medidas tomadas pelo Governo. Em muitas faixas e cartazes estavam escritas frases de descontentamento.




terça-feira, 4 de maio de 2010

Cenografia da Informação Televisiva em Portugal

Promovido pelo Centro de Estudos das Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação (CETAC) da Universidade do Porto, as instalações do curso de Ciências da Comunicação, foram palco do seminário "Cenografia da Informação Televisiva em Portugal", no passado dia 30 de Abril.
Durante a manhã foram apresentados alguns trabalhos de investigação relativos à cenografia televisiva no nosso país e a sua evolução histórica .
Maria Saraiva, investigadora e moderadora do debate, defende que "deveria haver um organismo externo a cada empresa televisiva de forma a poder guardar os milhares de horas de emissões", considerando que "faz parte do nosso património".
Foi ainda divulgada uma investigação baseada no eye-traking, levada a cabo por investigadores das universidades do Porto e de Évora. Um método que acompanha o movimento dos olhos do telespectador face ao monitor, registando o seu percurso e os momentos de pausa.
Da parte da tarde, estiveram presentes profissionais da televisão e académicos para debaterem este tema. Fizeram parte da mesa António Polainas e Vitor Duarte que deram a visão da concepção cebográfica da RTP e da SIC, respectivamente, explicando alguma da complicada metodologia de criar um espaço de televisão. Para António Polainas "a cenografia não é decoração, deve ter um conceito, uma história".
José Alberto Carvalho, director de informação da RTP, falou sobre a sua experiência como jornalista e director. Para o jornalista, é importante que, na redacção, "toda a gente se deva sentir responsável pelo produto que vai para o ar".
Felisbela Lopes, docente na Universidade do Minho, e Francisco Rui Cádima, docente da Universidade Nova de Lisboa, abordaram o assunto enquanto académicos. A docente não deixou de felicitar a iniciativa de unir profissionais e académicos à mesma mesa.