Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

SORRISO NO ÚTERO ESTÁ A SER ESTUDADO

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), está a estudar o sorriso dos bebés ainda na barriga das mães.


A declaração foi feita pelo director do laboratório, o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, na conferência “A Neuropsicofisiologia das emoções: Paradigmas, implicações e aplicações”, que teve lugar na Universidade do Algarve.

É um “estudo pioneiro que dará respostas sobre as causas e funções do sorriso na vida intrauterina”, explicou.
O docente e investigador da UFP, referiu ainda que já foram desenvolvidas “linhas de investigação sobre o sorriso humano ao longo de todo o ciclo vital” e que “há uma curiosidade enorme em perceber o alcance do sorriso durante a gravidez”.
Foram já estabelecidos vários protocolos com instituições hospitalares para o desenvolvimento desta investigação, cujo objectivo é perceber “a natureza funcional daquele fenómeno”, analisando o maior número de grávidas possível, com recurso a tecnologia 4D.
O estudo tem uma duração prevista de cinco anos.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Evolução... Ou não!!

É impressionante o que vai acontecendo à nossa volta, a evolução de tudo, as novas tecnologias, a ciência... enfim..
Apenas alguns dos muitos exemplos que poderia ir citando:
Os telemóveis começaram por serem uns “tijolos”, grandes, enoormes, mas evoluiram e tornaram-se cada vez mais pequenos e mais finos também..
Os computadores igual, começaram grandes e tornaram-se cada vez mais pequeninos..
Tudo evolui de forma a nos proporcionar vantagens. Temos utensilios que se tornam mais práticos com o passar dos tempos.
Tudo tem evoluído, até os guarda-chuvas... Mas... Estes objectos, incómodos e de fácil esquecimento, a única evolução que sofreram foi, tornarem-se cada vez mais pequenos e mais frágeis. Seguiram a tendência da diminuição do tamanho.Mas não devia ser o contrário? Tornarem-se cada vez mais protectores, sim, porque foram inventados para nos proteger da chuva não foi? Mas não, foram sofrendo mutações, às riscas, com flores, e muitos coloridos... O que foram ganhando em “beleza”, foram perdendo na obrigação de nos abrigar da chuva.!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Livros



Descobri agora um livro que me deu uma vontade enorme de ler.
De Paula Oliveira Silva, com prefácio de José Luis Orhiuela.

Mal possa vou comprar! Até breve... E boas leituras!! :)

UTAD e PTInovação desenvolvem projecto invodador

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Portugal Telecom, SA (PTInovação), vão adaptar ao mundo virtual Second Life tecnologia desenvolvida em conjunto, no ano de 2009, no sentido de apoiar a formação de funcionários da operadora brasileira de telemóveis Vivo.

Ler notícia completa aqui.

Fonte: Ciência.pt

Vida de Jornalista simulada em jogo

"Imagine: Journalist", é o novo jogo lançado pela Nintendo Ds, onde o jogador pode fingir ser um jornalista.
Pode ser comprado neste endereço
Apartir daqui é só "brincar aos jornalistas"!!
O que acham?

Até breve...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"El periodismo no se vende"

Vale a pena pensar nisto...
"O jornalismo nasceu dos cidadãos e acabou no poder"!!

Entrevista de emprego

Todos nós,quando nos candidatamos a um emprego temos noção que podemos ser chamados a uma entrevista.
A primeira impressão que causamos é muito importante.
"Não há uma segunda chance numa entrevista de emprego!", por isso, uma boa entrevista pode ser um passo decisivo para conseguirmos, ou não, o emprego!
A postura e o comportamento no decorrer da entrevista são chaves fundamentais, um comportamento confiante, mostrar à vontade em relação às perguntas e à situação em si, bem como a simpatia, são importantes.

Encontrei um site interessante, e que pode ajudar a desvendar alguns mistérios. Ajudar-nos a sentir mais confiança cada vez que vamos a uma entrevista de emprego. Ver link aqui.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Workshop

Amanhã, dia 23 de Fevereiro, no Auditório da Biblioteca Central (UTAD), entre as 14h30 e as 17h30, irá realizar-se um workshop sobre Princípios Básicos de Edição de Video (Finalcut).

A participação é gratuita.
Será orientado por Nelson Monteiro para os alunos de Ciências da Comunicação (Licenciatura e Mestrado), de Línguas e Relações Empresariais (Licenciatura) e Línguas Estrangeiras Aplicadas (Mestrado).
Inscrições para o mail sav@utad.pt, até hoje (dia 22) limitadas a 60 participantes.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

"Falem de nós, nem que seja mal!"

Andava eu a vaguear na net, devia estar a fazer pesquisas para o trabalho prático mas a vontade é igual a zero... Ainda há tempo...
Encontrei um texto no site do Expressoemprego, que me pareceu interessante, por isso vou partilhar com vocês.
Fica aqui o Link..

Até breve...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

"Show de horror"

A imprensa inglesa não poupou críticas face à atitude de Lukasz Fabianski que arbitrou o jogo entre o FCP e o Arsenal.
A equipa portista venceu o Arsenal, por duas bolas a uma, no jogo da primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Hoje podia ler-se nos jornais ingleses, frases como:

"O show de horrores de Lukas Fabianski deixa o Arsenal furioso e frustrado",escreve o Guardian,

"Como se não bastasse empurrar o cruzamento de Varela para a baliza, o internacional polaco depois agarrou um atraso de Campbell. Os erros de escola já estavam agora ao nível do jardim infantil e a gatinhar para a maternidade," pode ler-se no Telegraph.

Ver notícia completa aqui.

Objectividade, onde andas?!

Até breve...

Os 20 Mandamentos do Jornalista

1º) Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental. E qualquer desculpa para faltar ou atraso usando estes argumentos será encarada com má vontade pela chefia imediata.

2º) Não verás os teus filhos crescerem.

3º) Não terás feriados, fins-de-semana ou qualquer outro tipo de folga.

4º) Terás gastrite, se tiveres sorte!! Se for como os demais terás úlcera, pressão alta, princípios de enfarte, stress em alto nível.

5º) A pressa será a tua única amiga e as suas refeições principais serão os lanches da padaria da esquina, as pizzas, ou uma coxinha comprada perto do local onde se desenvolve a tua reportagem.

6º) Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo…isso se te sobrarem cabelos.

7º) Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho.

8º) Ganharás muito pouco, não terás promoção, não terás perspectiva de melhoria e não receberás elogios nem dos teus superiores e nem dos leitores. Em compensação as cobranças serão duras, cruéis e implacáveis.

9º) Trabalho será o teu assunto preferido, talvez o único.

10º) A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, no entanto, a cafeína não te fará mais efeito.

11º) Os botecos nas madrugadas serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como tu.

12º) Terás sonhos com horários de fechamento, com palavras escritas erradas, com reclamações de leitores, com matérias intermináveis, com gritos ao telefone dos chefes de reportagem e, não raro, isso acontecerá mesmo durante o período de férias.

13º) As olheiras e o mau humor serão troféus de guerra.

14º) E, o pior… Inexplicavelmente existirá uma legião de “focas” brigando para ocupar o teu lugar.

15º) Confiarás desconfiando de tudo que vires e ouvires.

16º) Por mais que faças a melhor matéria do mundo, se não picares o ponto na empresa, para todos os efeitos não existirás.

17º) Começarás como rádio-escuta, seguirás como repórter de futilidades, permanecerás como repórter de geral quase toda a tua carreira e, quando puderes escrever na área de actuação que te consideras especialista, ou estarás aposentado ou terás virado professor.

18º) Se repórter de TV, cuida da tua aparência; se repórter de rádio, cuida da tua voz; e se répórter de jornal, cuida da tua artrite reumatóide nos dedos.

19º) Não te cases com um(a) colega de profissão: afinal, o assunto em casa sempre vai ser o mesmo. E jornalismo é que nem sexo: se não variares, perdes a vaga.

20º) És jornalista: portanto, não desistas nunca. Tomarás chá de banco, levarás furo, sempre terás “puxas-saco” te elogiando e corneteiros te criticando. Mas, se tiveres bom senso (caso raro) encontrarás alguém que te elogiará e te criticará na hora e na medida certa.

Pobres jornalistas..

Início

Este blog surgiu no âmbito da unidade curricular de jornalismo.
Aqui vou publicar os trabalhos práticos que realizarei ao longo do semestre, e espero conseguir dar continuidade ao blog, tal como pretendo fazer...
Até breve...